Embaixadora dos Estados Unidos visita o Centro de Mídias da Seduc

Embaixadora dos Estados Unidos visita o Centro de Mídias da Seduc

b_576_498_16777215_00_images_Embaixadora-americana.jpg

Na última quinta-feira (1º de outubro), a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, esteve no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, quando interagiu com aproximadamente 40 mil estudantes de três mil comunidades rurais atendidas pelo programa Ensino Mediado por Tecnologia. “Já tinha obtido informações sobre o Centro de Mídias, mas estar aqui, e interagir ao vivo com todos esses estudantes de lugares tão longínquos, está sendo realmente uma experiência emocionante”, declarou.

O Centro de Mídias de Educação está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc e está equipado com sete estúdios de TV de onde uma equipe especializada de professores ministra as aulas que são transmitidas diariamente via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

Para que os estudantes tenham acesso às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias, o Governo do Estado contratou serviço especializado de comunicação via satélite nas comunidades rurais em que há o projeto.

O secretário da Seduc, Rossieli Soares, destacou a importância da visita da maior autoridade americana no Brasil estar visitando o Centro de Mídias. “Com certeza, será o início de uma parceria que deverá ser ampliada. As relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos sempre foram importantes para os dois países, principalmente na área cultural e educacional”, disse.

Segundo Rossieli, na segunda quinzena de setembro, a embaixada norte-americana,e m parceria com a Seduc, concluiu um ciclo de capacitação direcionado a 70 professores que ministram a disciplina de Língua Inglesa em escolas da rede pública estadual. “Durante a formação, os 70 professores da rede estadual, representando todas as zonas de Manaus, tiveram acesso à formação teórica e a novas metodologias para o desenvolvimento da língua estrangeira em salas de aula. A capacitação foi coordenada pela Seduc e conduzida pelos representantes da embaixada norte-americana Rick Rosenberg, Kimberly Waters, Laila Herd e Constancia Vilomar”, explicou.

 

Com os Estados Unidos, os projetos em análise na área de educação preveem intercâmbio de professores e alunos para os EUA, a realização do programa Jovens Embaixadores e a criação de uma escola bilíngue em Inglês.

Embaixadora

Em 1º de agosto de 2013 o Senado dos Estados Unidos confirmou a nomeação de Liliana Ayalde como Embaixadora dos EUA junto à República Federativa do Brasil.

A embaixadora Liliana Ayalde vem ao Brasil com 30 anos de experiência no serviço diplomático. Ela trabalhou recentemente como subsecretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, com responsabilidade pela supervisão das relações bilaterais dos Estados Unidos com Cuba, América Central e Caribe. Anteriormente serviu como vice-administradora sênior adjunta da USAID no Bureau para América Latina e Caribe coordenando o importante desenvolvimento de programas de assistência no Haiti, México e Caribe. Entre 2008 e 2011 ela serviu como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai.

A embaixadora iniciou sua carreira no serviço de Relações Exteriores em 1982 e começou sua carreira internacional em Daca, Bangladesh. Ela é membro Sênior do Serviço de Relações Exteriores com grau de Ministro de Carreira tendo trabalhado na Guatemala, Nicarágua, Bolívia, Colômbia e Washington, D.C com a USAID.

A embaixadora Liliana Ayalde nasceu em Maryland e tem bacharelado em Artes pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Americana em Washington e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. Ela recebeu várias honrarias e prêmios. É casada e tem duas filhas. É fluente em espanhol e português e tem conhecimentos de francês.

Você está aqui: Notícias Embaixadora dos Estados Unidos visita o Centro de Mídias da Seduc