Governo do Estado lança Programa Saber Mais, oferecendo soluções tecnológicas e educacionais para professores e estudantes

Governo do Estado lança Programa Saber Mais, oferecendo soluções tecnológicas e educacionais para professores e estudantes

Saber Mais

 

Para aprimorar a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais do Amazonas, o governador José Melo lançará nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, o programa “Saber Mais”. O lançamento acontecerá às 9h, no auditório da sede do Governo do Estado, localizada na Avenida Brasil, nº 3.925, bairro da Compensa.

Projetado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa Saber Mais contemplará a disponibilização de aplicativos educacionais que poderão ser acessados gratuitamente por estudantes e comunidade em smartphones; a disponibilização de conteúdos educativos por meio do portal do Centro de Mídias da Seduc na internet (www.centrodemidias.am.gov.br) e também o lançamento do projetoProblemoteca, que poderá ser acessado no site www.problemoteca.wix.com/problemoteca no qual professores, estudantes e pessoas interessadas terão acesso a desafios matemáticos, que auxiliarão o desenvolvimento do pensamento algébrico, o raciocínio lógico-matemático e também a leitura e interpretações de textos.

 

 

A oferta de todo este conteúdo, segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, tem como finalidade oferecer aos estudantes a possibilidade de aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Com foco na inovação e na acessibilidade rápida e gratuita, o Governo do Estado está lançando e disponibilizando este pacote de serviços tecnológicos gratuitos que serão de grande relevância para estudantes de todos os níveis de ensino, especialmente para aqueles que estão se preparando para as avaliações de acesso ao ensino superior, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, apontou o secretário.

Mais Investimentos

 

A proposta do programa Saber Mais é otimizar e potencializar os recentes investimentos em tecnologias educacionais realizados pelo Governo do Estado, via Seduc, na rede pública estadual de ensino

Das 583 escolas estaduais em todo o Amazonas, 449 já contam com laboratórios de informática e 227 com acesso à rede Wi-fi.

A Seduc também investiu em serviço móvel de conectividade 3G e rede Wi-fi, disponibilizando para seus professores 13.007 unidades de minimodem com chip e chip 3G.

 

O Governo do Estado, através da Seduc, também já disponibilizou 42 mil notebooks e 45 mil tablets a professores e 55 mil tablets aos estudantes do 3o. ano do ensino médio.

A Seduc também conta com 500 lousas digitais em suas escolas, que disponibilizam ferramentas pedagógicas com aulas mais atrativas. Além disso, a Secretaria também já adquiriu 518.100 licenças de softwares educacionais

Aplicativo gratuito

 

Pelo programa “Saber Mais”, acessando, gratuitamente, o aplicativo do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – aplicativo “Cemeam” – em smartphones, os estudantes, professores e comunidade em geral poderão assistir a vídeos educacionais (elaborados por professores da rede estadual) focados nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Poderão ter acesso, também, a questões de provas de vestibulares e conteúdos similares com comentários explicativos de professores especializados. Estarão disponíveis no mesmo aplicativo uma diversidade de vídeos educacionais com duração de 90 segundos.

 

O aplicativo do Centro de Mídias, denominado “Cemeam”, estará disponível para ser “baixado” (sistemadownload) em smartphones nos formatos Android e IOS.

 

Todo conteúdo poderá ser “baixado” (disponibilização de download) e consultado de forma online ou offline, conforme a necessidade de quem o acessa.

 

Problemoteca

 

Também criado pela Seduc e inserido no Programa Saber Mais está o projeto “Problemoteca”, uma plataforma virtual elaborada a partir das dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental e médio na resolução de problemas matemáticos. Por meio do site www.problemoteca.wix.com/problemoteca, professores terão acesso a formas de abordar diferentes metodologias de forma lúdica e atrativa.

 

De acordo com o secretário da Seduc, a plataforma auxiliará significativamente as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula. “Nesse site de desafios matemáticos, o professor terá acesso a conteúdos direcionados à leitura, interpretação e resolução de problemas, trabalhando uma metodologia diferenciada e lúdica, que incremente a atuação do educador em sala de aula e facilite o aprendizado dos estudantes”, explicou Rossieli Silva.

Você está aqui: Notícias Governo do Estado lança Programa Saber Mais, oferecendo soluções tecnológicas e educacionais para professores e estudantes