Seduc disponibiliza Centro de Mídias para o contato de entidades públicas com a população do interior

Seduc disponibiliza Centro de Mídias para o contato de entidades públicas com a população do interior

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) é uma das entidades que têm utilizado o espaço do Centro de Mídias para interagir com a população do interior

Para dar suporte tecnológico a entidades e instituições públicas que necessitam prestar informações para a população do interior do Amazonas, sobretudo aos que residem em comunidades rurais de difícil acesso, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem disponibilizado a estrutura tecnológica do Centro de Mídias de Educação para a realização de videoconferências.

As requisições podem ser formalizadas junto à administração Centro de Mídias, que está localizado na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, ao lado da sede da Seduc.

Dentre as várias instituições públicas que fazem uso do sistema de comunicação com mediação tecnológica, via satélite, para interagir com a população do interior estão a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a Secretarias de Estado de Administração e Gestão (Sead), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre outras.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, mediante, o agendamento prévio e dada a necessidade social do serviço em questão, o espaço pode ser disponibilizado. “Tendo em vista a abrangência do Centro de Mídias, cujo sinal via satélite é captado para mais de 2.800 comunidades rurais no Amazonas, disponibilizamos o sistema para que entidades e órgãos públicos interajam com a população destas localidades”, informou Rossieli Soares.

O secretário enfatizou, que por atuar prioritariamente com serviços educacionais com aulas diárias que beneficiam mais de 34 mil alunos diariamente, a utilização dos estúdios de vídeo e do sistema de transmissão devem ser requisitados para o horário de 16h30 às 18h30, período referente ao intervalo das aulas ministradas.

Serviço

Dentre os órgãos e entidades que têm utilizado o sistema de videoconferência do Centro de Mídias/Seduc estão a Susam e a FVS. Por conta da amplitude do sinal, as instituições governamentais têm realizado interações com a população do interior e com agentes de saúde, nos trabalhos de instrução, de prevenção a endemias e em campanhas de sensibilização.

 

Outra entidade que conta com a colaboração do Centro de Mídias da Seduc é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que tem realizado capacitações focadas no interior do Amazonas. Segundo o diretor da Escola de Contas do TCE, Francisco Neto, a parceria favorece o desenvolvimento social de centenas de cidadãos. “Em parceria com a Seduc temos realizado  cursos de capacitação para servidores de comunidades em todo o Amazonas. Somente no ano passado (2014), foram mais de 11 mil certificações possibilitadas por esta parceria”, afirmou.

Você está aqui: Notícias Seduc disponibiliza Centro de Mídias para o contato de entidades públicas com a população do interior